PESQUISE NO NOSSO SITE

Categorias

Porquê, escolher uma Caravana?

As caravanas estão novamente na moda! Assistimos a uma procura crescente para estes equipamentos, antigamente designadas de “roulottes” e decidimos escrever este artigo para esclarecer algumas das dúvidas frequentes que nos são colocadas.

A melhoria das condições económicas das famílias, aliada às boas condições que os parques de campismo oferecem atualmente e naturalmente com a vontade de usufruir do ar livre são motivos suficientes para adquirir uma caravana. Mas para finalizar a compra, é preciso responder a algumas questões legais, técnicas e comerciais.

Se vai ser caravanista e pretende circular com a caravana atrás do seu carro, que condições necessita?

Em primeiro lugar, a carta de condução tem de ser adaptada à realidade do conjunto entre carro e caravana. Assim, a carta B permite conduzir conjuntos de carro e reboque desde que a soma dos pesos brutos dos dois elementos não ultrapasse os 3.500 Kgs. Como exemplo, se o veículo tiver um peso bruto de 2.000 Kgs e a caravana tiver um peso bruto de 1.400 Kgs, então a carta B é suficiente. Mas se a soma destes pesos ultrapassar os 3.500 Kgs, então necessita da carta B+E. Esta carta exige a realização de um exame de condução e pode ser feito no IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes).

Enquadramento legal: Artigos 3º e 18º do Regulamento da Habilitação Legal para conduzir, anexo ao Decreto-Lei n.º 37/2014, de 10 de Março, que altera o Decreto de Lei n.º 138/2012, de 5 de Julho.

Ainda sobre a questão dos pesos, esclarecemos que o peso bruto é o peso máximo que a caravana terá, partindo do seu peso real mais a carga que irá transportar dentro e os acessórios que incorporar.

Pode usar qualquer carro para puxar uma caravana?

Em segundo lugar, o carro! Qualquer carro puxa uma caravana? Pois, não. É fundamental que exista um equilíbrio entre estes dois elementos sob pena de acontecerem coisas como pode ver neste vídeo em baixo.

Atualmente, no DUA (Documento Único Automóvel) é possível ver o peso rebocável do veículo. Na página central do DUA encontra um campo que menciona o peso rebocável com travão e é esse peso que deve considerar na sua escolha. Esse valor será o peso máximo que o seu veículo reboca. Não tem DUA e ainda livrete do carro? Então, deverá ter em conta que a tara do veículo tem de ser igual ou superior ao peso bruto do reboque.

Que Caravana deve comprar?

Chegamos à parte comercial: agora que já tem as informações legais e técnicas, o que escolher? A nossa Empresa oferece várias marcas e modelos, entre versões mais tradicionais de caravanas e verdadeiras caravanas de viagem.

Comecemos pela Caravelair, marca francesa de renome no mundo do caravanismo: esta marca oferece várias gamas para a temporada actual, tendo modelos novos abaixo dos 12.000 euros. Existe, várias opções de caravanas com 3 ambientes (beliches, sala e cama feita), a versão ideal para uma família com 2 filhos. Versões para apenas um casal com amplo espaço e conforto estão também disponíveis.

A Hobby é uma das outras marcas representadas e quase dispensa apresentações. Fabricadas na Alemanha, são consideradas uns topos de gama no segmento e mesmo as versões de entrada são muito atrativas e aliciantes. Entre as gamas Deluxe, Deluxe Edition e Excellent encontrará certamente uma solução interessante para o seu conforto.

Por fim, a Eriba. Outro nome muito conhecido no mundo dos caravanistas, pelas suas caravanas de culto, as Touring. Nesta marca encontrará verdadeiras caravanas de viagem, com teto elevável para aumentar a aerodinâmica e melhorar a performance de viagem. Mais recentemente, as Feeling vieram trazer novas soluções a estas caravanas de viagem, permitindo uma cama adicional no teto (cama elevável) permitindo ter uma caravana de viagem com possibilidade de 3 camas de casal (Feeling 425).

Já decidiu o modelo e está pronto para partir à descoberta deste novo mundo de ar livre e usufruir da sua própria experiência de “glamping”? Já agora, sabe a origem desta palavra, tão em voga nos últimos tempos? É a união de duas palavras: glamour e camping. Sim, porque o caravanismo pode ter glamour e certamente numa das nossas soluções encontrará esse conforto!

Pois antes de partir, tenha em conta vários aspetos:

 

A bola de reboque do carro deve ser instalada numa empresa especializada e deverá ter a instalação elétrica de 13 pinos. Confirme sempre que todos os pinos estão devidamente ligados para que o frigorifico e a luz interior funcione sem limitações.

 

Espelhos adicionais, são necessários? Pois sim, se a caravana sair das dimensões da largura do carro. Estes espelhos são muito uteis para uma melhor visibilidade e confiança na condução.

Não deve descurar a segurança, pelo que recomendamos que a caravana tenha um estabilizador na lança. Esta peça, que substitui o engate normal é um verdadeiro ajudante na condução. Os ingleses designam com um termo curioso este equipamento: anti cobra, ou seja, previne que a caravana não tenha um comportamento de zig-zag atrás do carro.

 

Se mesmo assim considerar que não é suficiente, recomendamos a instalação de um ATC na caravana. Este sistema assemelha-se a um ABS para a caravana, travando a caravana sempre que esta tenha um comportamento instável. Assim, a sua marcha é constante e estável. Estes equipamentos podem ser instalados em chassis AL-KO ou outros numa das nossas oficinas.

 

Naturalmente que estes elementos de segurança só funcionam se a distribuição do peso dentro da caravana for bem feito. Veja este vídeo para ver a diferença na distribuição de carga e como a deve fazer.

A viagem correu bem? Chegou ao parque de campismo e quer poupar o seu corpo de esforços para estacionar a caravana? Pois existem soluções de ajuda muito uteis: os MOVERS. Estes equipamentos são dois motores montados junto às rodas da caravana. Trabalham com uma bateria e depois de encostados às rodas, poderá movimentar a caravana com um controlo remoto! Assim, a movimentação da caravana torna-se uma verdadeira brincadeira de crianças e poderá estacionar facilmente, em total segurança.

Muito mais se poderia acrescentar neste mundo do caravanismo, mas esperamos ter dado as principais dicas! Se ainda tem dúvidas, não hesite em contactar-nos através do formulário de contacto ou diretamente numa das nossas lojas. As nossas equipas estão preparadas para responder a todas as suas questões!

Boas viagens e bons passeios.