PESQUISE NO NOSSO SITE

Categorias

SISTEMAS DE FRIO – CLIMATIZAÇÃO

Sente calor na sua Caravana, Autocaravana, Barco ou Tenda?

Nos dias de Verão (e agora em muitos da Primavera e Outono), as temperaturas são altas e no interior das caravanas e autocaravanas torna-se difícil estar dentro e principalmente dormir. Apesar destes veículos terem uma construção muito interessante de isolamento, a verdade é que o calor entra pelas janelas e claraboias, pelos vidros frontais, pelas portas abertas. E como melhorar o conforto interior da caravana ou autocaravana? Isso é o que pretendemos esclarecer neste artigo.

Existem várias formas de climatização: ar-forçado, ar-condicionado, humidificação. Como funciona cada uma destas formas? Quais as vantagens e inconvenientes?

Ar-Forçado

Todos conhecemos o impacto que tem uma ventoinha. É sempre agradável passar diante de uma ventoinha e sentir o fresco proporcionado. Nas caravanas e autocaravanas, podemos ter algo similar, montado de forma permanente. Existem claraboias que se adaptam aos tamanhos tradicionais (40×40 ou 50×50) com ventoinha integrada. E esta ventoinha tem uma dupla função: ventilação ou extração.

Em termos físicos, o ar quente tem tendência a subir e o ar frio a descer. Assim, estas claraboias instaladas nos tetos, permitem durante o dia fazer a exaustão do ar quente de dentro do veículo, arejando o seu interior (quando a temperatura exterior é alta) e ventilar durante a noite, trazendo para dentro o ar mais fresco do exterior. É um processo simples, mas que se torna efetivo quando as condições não são muito extremas. Estas ventoinhas necessitam de ser alimentadas, através de 12v, pelo que a sua instalação requer algum trabalho adicional para além da montagem no teto.

Para as claraboias de maior dimensão, existem alguns produtos que podem ser adaptados e que podem funcionar a pilhas ou a 12v, permitindo um efeito similar.

Ar-Condicionado

Este é o sistema que nos garante uma verdadeira climatização no interior. O sistema de ar condicionado tem um funcionamento idêntico aos aparelhos de casa: possui um compressor e é produzido frio. Normalmente, estes aparelhos têm comando remoto e é possível definir qual a temperatura que queremos atingir. Existem várias marcas de aparelhos e também duas soluções de aplicação: no teto ou no chão. A versão de teto é a mais conhecida e visível e é aquela que tem maior eficácia. Conforme dito anteriormente, o ar frio desce pelo que a colocação da máquina na parte superior da caravana ou autocaravana faz com que a saída do ar seja direta para o interior.

Em alternativa, caso o veículo não permita montagens superiores ou caso o espaço onde o arrume não permita mais altura, a solução é a colocação de um aparelho de chão. Em termos de produção de frio, é similar aos outros, mas com um pequeno detalhe: Precisamos de transportar o ar frio para a parte superior para que ele seja projetado da melhor forma. E esse transporte reduz um pouco a eficácia, já que se perde frio no processo de transferência. Existem soluções para minorar este problema, como tubagens revestidas, mas de qualquer forma, o resultado final pode ser algo comprometido.

A Dometic é a marca mais conhecida destes equipamentos, possuindo uma variedade interessante de modelos quer em termos de potência (que varia consoante a medida do veículo) quer em gamas, já que possui modelos com claraboia integrada, fazendo com que não se perca a iluminação exterior.

Mas não há bela sem senão: estes ar condicionados são elétricos, funcionam a 230v. Ou seja, é necessário uma fonte elétrica para o seu funcionamento. Para uma caravana, o acesso à eletricidade é garantido no parque de campismo.

Mas nas autocaravanas, a situação pode ser mais complexa. Existem alternativas, como a instalação de um gerador a gasolina, caso do Dometic TEC 29, ou a colocação de um inversor de corrente que permita o funcionamento do aparelho enquanto conduz. Tenha em conta que as baterias só por si não são suficientes para produzir energia para um ar condicionado deste tipo e que nem todos os inversores funcionam. Recomendamos nestes casos a instalação de um Kit DC da Dometic, especifico para cada modelo.

Humidificadores

Existe uma solução de compromisso entre preço / refrigeração / mobilidade. Idealmente seria um ar condicionado a 12v! Não existindo essa solução, um climatizador poderá ser uma boa solução de compromisso.

O que é um climatizador? Este aparelho, que funciona a 12v, está ligado a um sistema de água. O seu funcionamento é simples: a água humidifica um filtro colocado no aparelho e a projeção do ar exterior nesse filtro humidificado permite uma sensação térmica de frescura interior. Não é fácil dizer quantos graus um aparelho deste género irá conseguir reduzir no interior, já que existem muitas variáveis no processo: grau de humidade exterior e interior do veículo, temperatura exterior, temperatura da água. No entanto, estima-se que estes aparelhos de maior capacidade consigam uma refrigeração entre 8 a 10 graus abaixo da temperatura ambiente. Em contraste com os aparelhos de ar condicionado, estes não secam o ar e é até recomendado manter uma janela ligeiramente aberta para que exista uma compensação entre a humidade exterior e interior.

Existem várias alternativas destes aparelhos: montagem de teto como um ar condicionado ou aparelhos portáteis, de colocação interior. Estes últimos são muito interessantes para veículos pequenos (furgões por exemplo) ou quando a limitação da altura exterior é relevante.

No sistema de aparelhos de teto, existem duas marcas de referência: Viesa e Eberspächer. A sua instalação e funcionamento são semelhantes, embora o Ebercool da Eberspächer venha de origem com materiais superiores para a montagem e acabamento final da instalação.

Nos aparelhos portáteis, a novidade apresentada em Portugal na Nauticampo 2019 é o Totalcool. Este aparelho portátil, com apenas 2 kgs, parece um cubo com cerca de 26 cm. Com 4 velocidades, a sua utilização é imediata e está dimensionado para áreas interiores não superiores a 7 metros. É um aparelho que funciona a 12v, 24v e 230v com fichas incluídas para 12v e com transformador para 230v. O seu depósito de água de 2 litros permite a utilização até 107 horas na velocidade mínima ou 57 horas na velocidade turbo. Em termos de consumo energético, este varia entre os 0,3 Amp/h e os 1,8 Amp/h, consoante igualmente a velocidade.

Este aparelho é novidade em Portugal, em exclusivo nas nossas lojas e é comercializado com um preço de lançamento de apenas 379 euros!

A decisão pode não ser fácil no momento da decisão de compra. Se não consegue mesmo dormir com calor e se procura uma solução que lhe garanta resultados, então a solução é um ar condicionado!

Querendo continuar a manter a mobilidade e a independência face à energia elétrica, então um climatizador é uma solução muito interessante. Caso a altura seja um problema ou tenha um veículo onde não é possível instalar nada na parte superior, o Totalcool é uma alternativa que deve considerar.

Por último, se procura apenas uma forma de arejamento natural, aproveitando o ar fresco da noite, a instalação de uma claraboia com ventoinha é a solução.

Qualquer um destes produtos está à venda nas nossas lojas de Porto / Vilar do Pinheiro e Lisboa / Sintra. Aproveite os dias de calor com qualidade e conforto!

Visite uma das nossas lojas e peça um dos nossos catálogos da Movera. Assim poderá ter acesso a centenas de produtos que comercializamos para o ar-livre, as suas informações, caracteristicas e preços.

Visite uma das nossas lojas.

Contacte-nos

Primeiro Nome*

Último Nome*

Email*

Telefone

Aceito partilhar o meu nome e e-mail para me fazerem chegar uma resposta ao pedido de contacto e os dados não serão partilhados, em algum momento, com terceiras entidades.
Li e aceito a política de privacidade.

Mensagem