PESQUISE NO NOSSO SITE

Categorias

COMO PRESERVAR A SUA AUTOCARAVANA OU CARAVANA

Quer na época mais baixa quer numa altura como esta em que estamos privados de utilizar as nossas parceiras de viagem, devem existir alguns cuidados básicos para garantir que tudo está a postos para a próxima saída!

Deixamos assim alguns conselhos simples que poderão seguir, divididos em temas como a energia, água, gás e restantes equipamentos.

As baterias são um recurso essencial nas autocaravanas e em muitas caravanas, pela existência de um sistema de movimentação da mesma. Apesar de estarem sem utilização, as baterias perdem energia ao longo do tempo, não só por não serem estimuladas com cargas, como também pelos micro consumos que vão existindo. A manutenção das baterias requer procedimentos diferentes consoante a idade da autocaravana e o tipo de instalação elétrica existente.

Centrais elétricas

Das marcas que representamos, a Hymer e Carado (e em geral as marcas alemãs) utilizam sistemas de gestão elétrica com uma “EBL” (Foto 1) que controla a energia de uma forma geral na autocaravana. Assim, se tiver uma caixa semelhante a esta da fotografia, ambas as baterias (carro e célula) podem ser abastecidas por ali.

Noutras marcas, a central elétrica não tem a função de carga da bateria do carro, sendo necessário procedimentos adicionais ou a instalação de um pequeno aparelho que liga a bateria da célula à bateria do carro sempre que a bateria da célula estiver acima dos 13,6V. (Foto 2)

Formas de alimentação

O alternador do carro é uma das formas de carregar mas enquanto os veículos estão parados, não é opção. Assim, restam duas opções principais: energia elétrica e energia solar.

Todas as autocaravanas (e normalmente caravanas) que possuam uma bateria, possuem um carregador elétrico. Este carregador faz ciclos de carga, garantindo que a(s) baterias(s) são devidamente carregadas. Assim, se tiver a hipótese de ligar o veículo à energia elétrica, tem o seu problema resolvido. (Foto 3)

O carregador irá proceder ao ciclo de carga e apenas realizará um novo, caso exista um desgaste significativo na carga da bateria. Por isso, não há problema de deixar a autocaravana ou caravana ligada longos períodos à eletricidade. O carregador fará a proteção da bateria, não colocando carga permanente na mesma. Se a central elétrica carregar as duas baterias, o procedimento normal é garantir a tensão à bateria do carro para que o arranque seja feito (ou seja, alimentar a bateria até que a sua tensão seja de 12,8V) e depois carregar a 100% as restantes baterias.

Mas e se a central não o fizer e não existir igualmente a peça de união de baterias? Neste caso, sugerimos que desligue um dos bornes da bateria do carro para evitar consumos. (Foto 4) Nas Fiat a partir de 2007, o borne negativo é de encaixe rápido (apenas com uma patilha de plástico), fácil de ligar e desligar. Não significa que a bateria vá ficar sempre com carga, mas pelo menos o seu desgaste é muito menor.

Se só tem painel solar, então deverá verificar previamente a instalação para ver como está instalado o mesmo. Uma vez mais, nas autocaravanas com “EBL”, a mesma tem uma porta de entrada para o regulador solar. Se o regulador do painel estiver aí ligado, a central assume a energia tal como se fosse a elétrica, canalizando parte para a bateria do carro até à tensão definida e depois para a(s) bateria(s) da célula.

Se o regulador não estiver ligado à central, poderá significar que o mesmo só estará ligado à bateria da célula. É a instalação comum. Pode acontecer no entanto que o regulador solar tenha uma saída dupla, ou seja, carregue duas baterias e assim poderá também a do carro estar a ser carregada! Pode confirmar isso de forma visual no regulador. Se tiver a indicação de BAT1 e BAT2 e ambas as saídas tiverem cablagens, certamente ambas as baterias estarão a receber carga.

E se não tiver nada disto? Pois então a solução será desligar os bornes das duas baterias para as proteger ou em alternativa colocar o veículo em funcionamento durante algum tempo para que o alternador produza alguma energia e faça alguma estimulação às baterias e as carregue.

Por último, desligue os aparelhos multimédia que possua. Muitos deles têm a função de stand-by, ficando sempre a consumir.

Outro dos elementos que deve evitar ter durante estacionamentos prolongados é água dentro dos depósitos.

Água Limpa

A água limpa poderá desenvolver micro-organismos, bactérias e algas sendo difícil a sua remoção. O depósito das águas limpas deve estar assim vazio. Para o esvaziar, deverá ver no depósito como o pode escoar. Existem diversas soluções, desde uma pequena torneira interior que o esvazia, a um tampão dentro do depósito que tem de ser retirada. (Foto 5)

Mesmo assim, continua a existir água dentro da autocaravana, nas torneiras e no boiler. Para esvaziar o boiler, recorra à válvula de segurança do frio. Abrindo esta válvula (as fotos abaixo são as opções mais comuns), o boiler ficará completamente vazio. (Fotos 6 e 7)

Fica a faltar a água existente nas tubagens. Mais uma vez, algumas marcas, como a Hymer, têm umas válvulas de descarga situadas no ponto mais baixo da autocaravana, normalmente na traseira. Abrindo essas válvulas, toda a água nas tubagens é escoada. Caso não existam estas válvulas, a solução é depois de esvaziar o depósito e boiler abrir por um curto período as torneiras. A água existente acabará por sair.

Finalmente, uma nota para as caravanas. Muitas delas, para além do depósito de água limpa, possuem um depósito de água exclusivo para a sanita. Em utilização corrente, existe um produto da Thetford – Aqua Rinse, que previne que a água existente não crie também micro-organismos e resíduos. Se utiliza apenas água limpa e esta não for retirada, poderá inclusivamente danificar a bomba de água da sanita. Assim, procure igualmente esvaziar este depósito (mesmo com o Aqua Rinse) para que o interior do depósito fique limpo e seco.

Água Suja

Este depósito deve ficar igualmente vazio e eventualmente, para minimizar cheiros, deverá efetuar uma lavagem ao mesmo. Esvaziar o depósito é simples e é uma operação rotineira. (Foto 8)


A sua limpeza é que deve ser feita com produtos próprios, para eliminar os resíduos de gordura e sabão que ficam nas paredes e que depois de secos, criarão uma crosta difícil de remover e provocarão um cheiro pouco agradável. Sugerimos assim a utilização do Grey Water Fresh da Thetford. Este produto pode ser utilizado sempre que considerar que o depósito está sujo. A sua utilização é simples e os resultados são notórios após a sua aplicação. O depósito ficará limpo para a próxima utilização.

Cassete

Nem será preciso dizer que a cassete deve ficar vazia! Queremos apenas salientar dois produtos muito interessantes da Thetford que podem aumentar a vida útil da cassete. Um deles é o spray lubrificante: Seal Lubrificant – Thetford. Este spray, pensado para aplicar na borracha da cassete, vem criar lubrificação sem gordura. Assim, a borracha terá menos tendência a ficar ressequida. Aplique de forma regular e sempre que suspender a utilização por um determinado período. (Foto 9)

 

Sobre a limpeza da cassete, ficam sempre resíduos nas partes plásticas difíceis de remover. Os produtos de limpeza convencionais são por vezes agressivos aos plásticos, danificando os mecanismos. Assim, uma limpeza mais profunda pode ser interessante com o Cassete Tank Cleaner – Thetford.

Garrafa de Gás

Sobre o gás, a recomendação é simples: certifique-se que a torneira da garrafa está encerrada ou no limite, retire o adaptador da garrafa (Foto 10). Não se esqueça no entanto, depois de voltar a utilizar a sua caravana ou autocaravana, de colocar em pressão o sistema. Para tal, antes de ligar qualquer outro tipo de equipamento, ligue o fogão por uns minutos, certifique-se que o gás está a queimar de forma regular e depois sim, poderá ligar o frigorifico e boiler.

Porta do Frigorífico

Naturalmente que deixar qualquer alimento perecível no frigorifico ou no congelador poderá causar danos irreparáveis em termos de cheiro! Depois de desligar o frigorifico, retire todos os bens do seu interior, limpe o interior do mesmo com um detergente o mais neutro possível e deixe as portas entreabertas. Deixando alguma humidade no seu interior e a porta fechada, as grelhas terão uma tendência de enferrujar e perder o seu bom aspeto. As portas do frigorifico e congelador têm por norma uma posição intermédia permitindo o arejamento do interior. (Foto 11 e 12)

Cuidar das janelas

As janelas e claraboias depois de fechadas por períodos prolongados e principalmente em períodos de mais calor, poderão colar ao vidro acrílico. Certamente já se depararam com esta situação e por vezes, a borracha rasga por ficar colada ao vidro. Caso tenha a possibilidade, deixe as janelas entreabertas utilizando a posição intermédia do fecho. Caso não o possa e tenha em sua posse o spray das borrachas da sanita, Seal Lubrificant – Thetford, utilize o mesmo nas borrachas das janelas, portas e claraboias (Foto 13). Este spray tem a particularidade de não ser gorduroso, não retendo pó ou poeiras, mas mantendo a flexibilidade e função das mesmas.

Conclusão:

Naturalmente que o local onde estaciona a sua caravana ou autocaravana condicionará estas ações. Uma autocaravana estacionada na rua não pode estar ligada de forma permanente à rede elétrica e normalmente o alarme (caso esteja instalado) está ligado à bateria do carro. Nestas situações, poderá ligar o alarme à bateria da célula, libertando a do carro de consumos adicionais. Se tiver painel solar, o mesmo garantirá a entrada de energia.

Se tiver a autocaravana estacionada numa garagem sem eletricidade, as dificuldades são ainda maiores. Mesmo que desligue ambas as baterias, o facto de estarem sem qualquer tipo de movimento (consumos ou cargas), poderá afectar de forma irremediável as mesmas. Para soluções de curta duração, não existirá problemas, mas para um período prolongado como o Inverno, poderá não ser suficiente. Em último caso, a solução será desmontar as baterias e coloca-las à carga num carregador externo. Dá bastante trabalho, mas a verdade é que a energia é um dos elementos essenciais numa autocaravana e quanto melhor proteger as baterias, mais conforto e menos custos de manutenção terá.

Em caso de alguma dúvida ou sugestão, contacte-nos pelos meios habituais e teremos todo o prazer em ajudar ou melhorar o conteúdo deste artigo.

Visite uma das nossas lojas e peça um dos nossos catálogos da Movera. Assim poderá ter acesso a centenas de produtos que comercializamos para o ar-livre, as suas informações, caracteristicas e preços.

Visite uma das nossas lojas.

Contacte-nos

Primeiro Nome*

Último Nome*

Email*

Telefone

Aceito partilhar o meu nome e e-mail para me fazerem chegar uma resposta ao pedido de contacto e os dados não serão partilhados, em algum momento, com terceiras entidades.
Li e aceito a política de privacidade.

Mensagem